5 atitudes que você deve tomar para motivar sua equipe imobiliária

Trabalhar na gestão de equipes de corretores no mercado imobiliário é um desafio que inclui entre as principais tarefas selecionar, contratar e treinar novos candidatos; desenvolver estratégias e ferramentas para captação de possíveis clientes; administrar sua agenda de reuniões e compromissos, focar em vendas e atingimentos de metas; tantas atribuições que fica difícil concentrar-se em manter a equipe de corretores motivada.

Acreditamos no poder e na influência que um bom gestor exerce sobre a atividade de seus colaboradores e que a motivação plena é um estado que se atinge adotando boas praticas diariamente. Por isso dividimos aqui 5 maneiras de como manter em sua equipe um ambiente saudável, leve, propício a uma atmosfera de vendas. Confira:

1. Estimule a ascensão profissional

Corretores são profissionais autônomos, participam de uma equipe porque querem e não porque são obrigados. Apresentar o ganho financeiro muitas vezes não é o suficiente para que manter em alta o ânimo de um corretor. Deixe bem claro para sua equipe as possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal que uma carreira bem sucedida na corretagem pode proporcionar. Tenha sempre – e estimule que a empresa que você trabalhe também – cases de sucesso para deixar claro para toda a força de vendas que em sua empresa existe ascensão profissional.

2. Não propague o medo como ferramenta de controle

Quando o que move uma equipe de corretores é o medo e a manipulação de informações, eles passam a trabalhar de maneira mecânica e pouco produtiva. Por isto não transforme a pressão pelo cumprimento de meta em coação e chantagem. Ao contrário, divida com eles a responsabilidade de maneira inteligente, estabelecendo escalas por mérito. Usar o medo para melhorar o desempenho não produz bons resultados, primeiro porque dura pouco, depois porque o efeito acaba se voltando contra o próprio gerente e contra a própria empresa imobiliária.

3. Saiba o que impulsiona seus corretores

Você conhece o sonho do seu corretor? Já se propôs a auxiliar seu colaborador a atingir sua meta pessoal? Além disso, gerentes precisam conhecer o modo de trabalho que mais se adapta ao seus corretores e encorajá-los a utilizar seus próprios métodos.

Há corretores que preferem fazer prospecção na rua, outros através de telefone ou por canais de comunicação digital. Seja qual for a sua a característica de seu corretor, reconheça a e valorize a sua individualidade, aprecie a diversidade de talentos. Quem sabe você não tem nas mãos um diamante bruto?

4. Faça com que seus corretores se sintam parceiros

Se você deseja corretores engajados, altamente motivados é importante que eles se sintam importantes e integrados dentro de sua equipe ou imobiliária. Conheça sua equipe no detalhe. Para isto diminua a gestão eletrônica, aquela feita à distância, apenas por email ou WhatsApp. Os benefícios serão muitos: com atenção e sentindo-se parte integrante da organização, corretores tendem a se associar a ‘causa’, tornando-se seus parceiros. Sentindo-se ‘sócios do negócio’ vão entender melhor o papel do seu gerente.

5. Seja para seus corretores a inspiração que eles procuram

Um gerente começa a perder a equipe no momento em que mente para um de seus colaboradores. Seja você o exemplo de liderança que seus corretores procuram, agindo com ética e coerência de acordo com os valores da organização e da profissão de corretor de imóveis. Enfatize (e demonstre) seu comprometimento pessoal e elogie publicamente o desempenho dos membros da equipe.

Motivação em alta é fator fundamental de sucesso nas equipes de alta performance em vendas. Mesmo no mercado imobiliário, composto essencialmente por autônomos, fatores como comissão, condições de trabalho e estrutura não são suficientes para manter um time motivado. É preciso criar um ambiente onde os profissionais sintam-se valorizados, envolvidos no processo de crescimento da equipe e onde a realização pessoal é algo tangível. Considere estas informações na gestão de sua equipe e observe como a mudança será benéfica a você e aos seus colaboradores.

Fonte: Vivar Real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *