4 tarefas para ter um time mais eficiente

As pessoas são os recursos mais importantes de qualquer empresa. O trabalho eficiente é parte do sucesso delas nas empresas. Mas um time eficiente não é formado apenas da junção de bons profissionais trabalhando junto. Isso requer esforço e um “estudo” sobre os colaboradores e suas características.

lideranca1

Separamos 4 tarefas para que o líder possa organizar, liderar e buscar mais produtividade e harmonia em sua equipe de trabalho.

Reconheça o poder da equipe

Antes de delegar as tarefas de um projeto, separe um tempo e observe como seus colaboradores trabalham individual e coletivamente. Perceber o que eles podem fazer juntos, isto é, que tipos de sinergias podem obter, é a ferramenta mais preciosa que você pode ter.

Observe aqueles que se complementam, têm estilos parecidos de trabalhar e assim, monte estratégias que os tornem mais produtivos. Quando o trabalho da sua equipe é potencializado, as metas com certeza serão atingidas.

Escolha as pessoas certas

Para que sua equipe seja eficiente em diversos âmbitos é necessário escolher as pessoas certas para todas as posições. Procure optar por profissionais que podem trazer diferentes visões sobre um mesmo projeto e, visões essas, que se complementem. Como por exemplo, se você quer alavancar sua companhia na internet, chame um profissional de mídias sociais e um de marketing, por exemplo.

Monitore o progresso

No mundo ideal, seu time teria pessoas perfeitas e todos fariam tudo por si só. Porém, na vida real, as coisas não são bem assim. Um líder tem que verificar se todos estão trabalhando em harmonia e se o projeto está nos trilhos.

Para isso você pode monitorar o progresso dos projetos e de seus colaboradores individualmente, através de reuniões semanais ou até aplicativos.

Comemore os sucessos e metas cumpridas

Parabenize o seu time quando ele surpreender positivamente o cliente ou a própria empresa e, também, por cumprir suas metas. Se o elogio e o feedback positivo forem dados de maneira coletiva é melhor ainda!

Atitudes como essa aumentam a confiança, a pró-atividade, a harmonia e a dedicação de toda a equipe.

Texto adaptado do inc.com /academia da estrategia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *